Dicas sobre as cores dos alimentos e seus benefícios

Dicas sobre as cores dos alimentos e seus benefícios

As cores dos alimentos e seus benefícios

Atualmente nossa alimentação é abundante nas cores bege e branca, que geralmente provoca ingestão de calorias em excesso, deixando milhares de pessoas acima do peso.

Quando ingerimos poucas frutas e hortaliças, que impedem os danos naturais ao DNA, enviamos sinais para que as células cresçam com mais rapidez, aumentando os danos ao organismo, frutos da ingestão rica em calorias.

As células de gordura também liberam substâncias que estimulam a inflamação e são parte fundamental dos processos causadores da aterosclerose e de certos tipos de câncer. As substâncias presentes nas frutas e hortaliças podem neutralizar a inflamação causada por esses sinais das células de gordura.

Não temos como evitar completamente os alimentos ricos em açúcares e gorduras, mas podemos sim evitar e diminuir seu consumo. Além disso, precisamos consumir proteínas de qualidade que estão presentes nos laticínios desnatados, carnes e peixes magros e frutos do mar.

As frutas e hortaliças apresentam cores variadas porque possuem “substâncias fitoquímicas” ou “fitonutrientes” que atuam de diferentes formas no organismo, protegendo os genes e o DNA.

O ideal é ingerirmos 400 gramas ou 5 porções de frutas e hortaliças variados diariamente para garantirmos uma alimentação saudável e podermos reduzir as chances de surgimento de doenças como diabetes, Alzheimer, câncer e doenças cardíacas.

Confira abaixo as cores e seus benefícios:

LARANJA E AMARELO: abóbora, abacaxi, caju, cenoura, damasco, laranja, melão, milho, mamão, manga.

frutas amarelas

O que tem: betacaroteno, substância que favorece a pele e os cabelos, e vitaminas C e E, antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e evitam rugas precoces e o envelhecimento celular.

VERMELHO: tomate, goiaba, melancia, morango.

frutas vermelhas

O que tem: licopeno, um pigmento que dá cor vermelha aos alimentos e possui efeito de retardar o envelhecimento celular, prevenindo uma série de doenças.

VERDE: espinafre, brócolis, couve-flor e outros tipos de couve, repolho, almeirão, acelga, alface, kiwi.

frutas verdes

O que tem: carotenóides, os antioxidantes mais poderosos contra as rugas. E também tem ferro, que promove disposição nas rotinas do dia-a-dia e fibras, importantes ao funcionamento do intestino.

AZUL E ROXO (PÚRPURA): amora, uva, berinjela, cereja, framboesa, jabuticaba, nectarina, repolho roxo.

frutas roxas

O que tem: antocianina, um antioxidante capaz de prevenir infecção urinária e até câncer.

BRANCO: alho, cebola, alho-poró.

frutas brancas

O que tem: alicina, capaz de combater infecções, reduzir o colesterol e a pressão sanguínea.

MARROM: arroz integral, castanhas, nozes, sementes.

frutas marrons

O que tem: fibras, selênio, zinco, magnésio, ferro, cobre, potássio e vitaminas E, B1, B2, B6 e Calcio (importante para os ossos) e proteínas e gorduras boas.

 

Fonte: Dr. David Heber – Revista Herbalife (edição Junho/2013)

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