Dicas de alimentos para comer à noite e não engordar

Dicas de alimentos para comer à noite e não engordar

Dicas de alimentos para comer à noite e não engordar

Durante o período noturno, o metabolismo desacelera e por isso, a refeição que sucede o jantar deve ser mais leve, de modo a não prejudicar a digestão e também não atrapalhar o sono.
Portanto, alimentos gordurosos como frituras, embutidos (linguiça, salsicha, salame), queijos amarelos, que possuem a digestão mais lenta devem ser evitados nessa refeição. Além disso, bebidas estimulantes com cafeína como café, chá preto, chá mate e bebidas a base de cola também devem ser evitados, pois podem ocasionar insônia, refletindo no dia seguinte em cansaço, sonolência e irritação.

Para ter uma noite de sono tranquila e não atrapalhar o emagrecimento, veja os alimentos que podem fazer parte de sua ceia:

Leite: rico em triptofano, precursor da serotonina – substância relacionada a sensação de prazer e bem estar, e também melatonina que é um hormônio que influencia a regulação do sono. Por isso, um copo de leite quentinho antes de dormir é uma excelente escolha! Mas, atenção: o ideal é o leite desnatado que contém teores reduzidos de gorduras e calorias.

Queijos: assim como o leite, também são fontes de triptofano e melatonina. Uma fatia pequena de queijo branco ajudará a controlar seu apetite e ainda irá colaborar para uma boa noite de sono. Vá de ricota, cottage ou queijo minas frescal.

Aveia: a vitamina B6 presente nesse cereal potencializa a ação do triptofano. Você pode preparar um mingau de aveia ou comer um iogurte light salpicado por aveia.

Castanhas, nozes, avelãs: o grupo das oleaginosas também é fonte de triptofano. Além disso, são ricos em gorduras boas, fibras e minerais importantes ao funcionamento adequado do organismo. Mas, não pode abusar! Apesar de todas essas vantagens, as oleaginosas são calóricas e, portanto, devem ter o consumo limitado: 2 a 3 unidades de uma delas já é suficiente para obter os benefícios sem comprometer sua dieta.

Chás de erva doce ou camomila: essas ervas possuem efeito calmante, por isso, ajudarão a relaxar, induzindo o sono e favorecendo uma noite tranquila.

Maracujá: também possui efeito calmante e por isso colabora para uma boa noite de sono. Experimente beber um copo de suco da fruta ou ainda, bater a polpa com um copo de leite desnatado.

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista

Fonte: http://www.dietaesaude.com.br/temas/alimentacao/16293-o-que-comer-a-noite-para-nao-engordar

11 comentáriospara“Dicas de alimentos para comer à noite e não engordar”

  1. Muito legal eu adorei as dicas, não quero mais jantar a noite esses alimentos acima já tira a fome né.
    Te convido com todo carinho para conhecer o meu cantinho.
    Grande Beijo.

    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br

  2. Muito válida a dica!

    Parabéns pelo site!

    FB

  3. Atualmente tenho me atentado bastante para o que como e o horário, mesmo assim valeu pela informação. Beijos

    Gleide – FB

    http://www.caixadebugingangas.com.br

  4. Oi, acho muito importante os cuidados com a alimentação ainda mais antes de deitar. Os alimentos que são muito pesados nos deixam muito indispostos e atrapalham mesmo o sono. Gostei das dicas, são alimentos acessíveis que todos podem consumir.

    Vanessa – FB

  5. Realmente o leite ajuda na hora do sono, experiência própria…

  6. Dicas ótimas. Estou cuidando bastante ultimamente com o peso.
    Cassy
    FB http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

  7. Adore as dicas!
    Ainda mais que to de dieta!
    Òtimo p mim rsrs!
    Bjos!

    FB

  8. Oi querida!
    Obrigadíssima pelas dicas!
    Isso eh algo muito importante, pois alem de ter esse fato de a comida engordar por não ser absorvida direito e a pessoa não gastar energia, atrapalha o sono.
    Beijinhos ♥
    FB

    Pink CupCake

  9. Ótimas dicas, algumas alimentos que você citou eu já comia, mas não sabia os efeitos que poderia ter com ele.
    Abraços!!!
    FB
    http://cantinhodajulifelixs.blogspot.com.br

  10. Que mara as dicas… Obrigada e Parabéns pelo post

    Giovana Stoffel – FB – http://www.giovanaporgiovanma.com.br

  11. Gostei muito das dicas. Procuro cuidar bem da minha saúde e, através desse post, poderei fazer isso ainda melhor!

    FB http://sacudidordepalavra.blogspot.com.br/

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